A única maneira de evitar que os dados sejam abusados é impedir que eles sejam coletados em primeiro lugar. Quando um navegador se conecta a um site, certas informações necessárias para facilitar a conexão são transferidas para o servidor. Por exemplo, o servidor receberá seu endereço IP e um número de porta, necessários para saber para onde enviar a resposta. Essas informações geralmente são registradas pelo servidor, permitindo que o desenvolvedor do site produza relatórios que mostram com que frequência uma página da web foi carregada e quantos endereços IP diferentes a acessaram.
No entanto, a maioria dos operadores de sites deseja mais informações sobre seus visitantes, incluindo o rastreamento de sua navegação na web em vários sites. Existem muitas técnicas diferentes, incluindo solicitar ou colocar informações extras no dispositivo de um usuário, que facilitam esse rastreamento. Quase todos os navegadores participarão voluntariamente desse rastreamento, sem informar ao usuário que estão fazendo isso. O Privacy Browser foi projetado para permitir que você tenha o máximo de controle possível sobre sua privacidade enquanto navega na Internet.
O Privacy Browser usa o WebView integrado do Android para renderizar sites. Existem algumas limitações nos controles que o WebView expõe para gerenciar as configurações de privacidade. Por exemplo, não é possível habilitar alguns comandos JavaScript enquanto outros desabilitam. No futuro, o Privacy Browser mudará para um WebView personalizado chamado Privacy WebView.